logo RCN
Notícia

Prefeito Adriano Silva sanciona lei que desburocratiza a realização de eventos em Joinville

  • SECOM PMJ -

O prefeito Adriano Silva sancionou, na manhã desta quinta-feira (12/5), a Lei Complementar 73, que estabelece normas para a realização de eventos no âmbito do município de Joinville.

A lei simplifica o código de eventos da cidade, em locais que já possuem alvará. "Se a pessoa já tem um alvará, se ela já tem a possibilidade de realizar o recebimento de público e trabalhar na atividade empresarial, não é mais preciso que essa mesma pessoa, que já pode atender esse público, faça uma autorização de eventos", afirma Fábio Jovita, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville.

Para o prefeito de Joinville, Adriano Silva, a lei trará mais eventos para Joinville, gerando mais empregos e renda. "Não fazia sentido que um local como a Expoville, por exemplo, que hoje já tem os alvarás, a cada feira que realizava precisava ficar recorrendo aos órgãos públicos para fazer o evento", diz o prefeito.

Segundo o secretário da Sama, outro grande avanço trazido pela Lei Complementar 73 é a retirada de atribuições a órgãos estaduais.

"Na legislação anterior, a Prefeitura encaminhava documentos para análise de órgãos estaduais. Nós, como poder público, não podemos atribuir trabalhos e serviços a órgãos estaduais. Com a nova Lei, criamos a possibilidade de autodeclaratórios, permitindo que esses eventos ocorram sem a análise humana, desde que preenchidos os requisitos solicitados. O cidadão vai no sistema, apresenta os documentos e no próprio protocolo já emite a autorização", explica Jovita.

Essa regra vale para eventos com estruturas já construídas. Os eventos em espaços públicos ainda serão analisados por uma equipe da Prefeitura.

A Lei Complementar 73 foi proposta pelo vereador Neto Petters. "O promotor, ao invés de ir atrás de licenças que ele já tinha, agora estará preocupado em promover o evento. Queremos facilitar a vida dos empreendedores e trazer mais eventos para Joinville", pontua o parlamentar.

Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville, afirma que a nova legislação atende às demandas do mercado de eventos. "Foi uma lei feita ouvindo a sociedade e não construída dentro de um gabinete. Vamos nos tornar uma cidade mais amigável para fazer eventos", ressalta Guilherme.

Consultores que analisam o Transporte Coletivo de Joinville participam de reuniões e visitam Terminal Central Anterior

Consultores que analisam o Transporte Coletivo de Joinville participam de reuniões e visitam Terminal Central

Prefeitura de Joinville elabora Projeto de Lei para conceder reposição inflacionária aos servidores Próximo

Prefeitura de Joinville elabora Projeto de Lei para conceder reposição inflacionária aos servidores

Deixe seu comentário